Skip to content

Let’s swing!

June 29, 2010

O West Coast Blues é um tipo de blues caracterizado por influências do jazz e Jump Blues, tocado em uptempo.

Dentre os precursores e divulgadores do gênero está T-Bone Walker, reconhecido guitarrista de blues com muita influência do jazz.

Além de T-bone, outros grandes guitarristas foram importantes para o estilo, como Charlie Christian, Hollywood Fats, Duke Robillard, Junior Watson, Alex Schultz, Andreas Arlt, entre outros. No Brasil, um excelente representante do estilo é Igor Prado.

O timbre usado no estilo quase sempre é o de guitarras acústicas ou semi-acústicas ou Les paul com captadores humbuckers ou P90 out-of-phase (fora de fase). Esta característica vem desde T-Bone e foi adotado por grande parte dos guitarristas.

Nos últimos anos tenho ouvido muito jump blues e, claro, tentado tocar algo nessa linha. Gravei um video na intenção de colocar minhas influências e o que venho escutando em prática. É um swing em G, onde exploro frases maiores e menores, e mistura delas. Os double-stops são bem característicos do estilo, assim como os acordes com 6M e 9M. Reparem que praticamente não uso vibrato, e as notas tem curta duração. Além disso, os bends geralmente são curtos, de 1/4 a 1/2 tom apenas.

O timbre veio da Les Paul com os captadores fora de fase plugada diretamente no Blues Junior Tweed. Para deixar os captadores fora de fase fiz a inversão elétrica hot/ground do captador do braço. Com isso, ao usar a chave seletora na posição do meio, o som anasalado vem de ambos os captadores fora de fase um com o outro.

Aí vai o video:

Valeu!

One Comment leave one →
  1. February 4, 2011 2:56 pm

    Great Guitar my Friend!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: