Martin 000-15
Existem instrumentos que são pra vida toda. Claro que certas circunstâncias podem levar à venda ou troca destes instrumentos, mas fica sempre a vontade e esperança de que um dia volte.
É o caso do violão Martin 000-15. Ao tocar os primeiros acordes neste violão é possível saber que se trata de um instrumento diferenciado. Pude ter esta sensação no ano passado, quando essa belezura chegou em casa.
É sabido que a linha 15 da Martin não é das mais caras, resultado de uma construção sem adornos e enfeites. E isto é o que chama atenção à primeira vista. É um instrumento lindo, e simples. É todo construído em Mahogany sólido, com acabamento acetinado.O capricho da Martin é incrível, não há sequer um minúsculo defeito na construção e acabamento. Todas as junções, as extremidades, as colagens internas, não apresentam falha alguma, nem rebarbas. Os trastes são instalados com perfeição, bem polidos e bem nivelados. Ele vem com encordoamento Phosphor-Bronze 0.012, que nada mais é do que perfeito para a sonoridade deste belo instrumento.
Impressiona mesmo é o som deste violão. Por ser um modelo 000, sua caixa é menor e mais estreita que os “mais populares” dreadnought. Porém, se engana quem pensa que a projeção sonora seja prejudicada. Ele soa alto, equilibrado, porém com destaque de frequências na região de médios. Como esperado em um Martin, é um violão de poucos agudos, pouco brilho.
A tocabilidade é muito boa, mesmo com encordoamento 0.012. É fácil tocar com palheta ou fingerstyle.
Seguem aí algumas fotos e um video, usando um Fishman Rare Earth para captar o som. Em breve coloco alguns sons melhores.
Valeu!
e ai Fernando tudo na paz? seguinte tenho acompanhado alguns videos teus, o que me influenciou a trocar meu Fender BJ Tolex pelo Tweed que está chegando, junto com minha Fender 57 Sunburst (que fazia um tempo que queria comprar). mas o que queria a tua sugestão referente ao violão Martin. to em dúvida entre o D15 e o 00015, busco um som com mais graves. Da uma sugestão ai valeu! e parabéns pelo equipamento. Músicos…sempre em busca do “timbre perfeito” yeah! abrs!
Fala Marcus!
Parabéns pela Strat 57 e pelo BJ tweed. Tenho certeza que a combinação vai te agradar demais!
Bom, quanto aos violões: A série 15 já tem um timbre mais quente, sem agudos na cara, e com o som mais focado nos médios/graves. Com o 000-15 você não terá o mesmo grave do D-15, pois aí entra a diferença de tamanho do corpo. A projeção de graves do D-15 será maior. Eu, particularmente, gosto muito do 000-15, da proposta de sonoridade mais mellow, mesmo sem graves tão abundantes. Mas no seu caso, se “quanto mais graves, melhor”, recomendo o D-15.
Uma coisa é certa. Você não vai se arrepender com nenhum dos dois. A série 15 é apaixonante, são violões sensacionais. Tenho um D-28, e toco muito mais com o 000-15!
Grande abraço!
Beleza Fernando valeu a dica ai! na verdade não toquei em nenhum dos dois instrumentos, por isso fiquei com receio que o 000-15 tivesse um grave muito “magrinho”, e ao mesmo tempo o violão ficasse pequeno pra mim (talvez pelo costume de tocar muitos anos com folk)….olha a minha viagem, hehehe!
mas é isso ae! valeu a dica abração e vamos meter o rock n blues!
Marcus, depois dê uma olhada no meu soundcloud (www.soundcloud.com/fernandobernardino). Lá tenho alguns sons gravados com o 000-15, captado com microfone condenser. Acho que dá pra você ter uma idéia de se faltam graves nele, ou não.
Inclusive, farei algumas postagens aqui no blog sobre esses sons. Acho que estou precisando trazer algo de lá pra cá hehehe
Abraço!
opa! curti os sons! quais deles são com o 00015? vi algumas diferenças em alguns! mas achei massa mesmo assim! abrs brow!
olá fernando tudo bem?aonde você comprou ele,
thomaz07@hotmail.com
Cara, to pensando em comprar um desse. Só que ele nao vem com o selo dentro. mas vem escrito na madeira made in usa. por 4000. oq acha? valeu
Fala Juliano! Olha, na minha opinião vale a pena. A falta do label é normal, pois os modelos mais atuais vem sem mesmo. São os 000-15M. Continuo afirmando que é um excelente violão, até hoje é meu violão principal, mesmo eu tendo por aqui modelos que, em tese, seriam “superiores”. Abraço!
Cara. Os atuais vem o selinho de dentro né? Me responde por email. Valeu
julianojj@gmail.com
Valeu. Vi a msg agora la embaixo rs. Se quiser entra em contato comigo via email. Valeu
Cara. Se puder entra em contato comigo por email. Eu comprei esse violao. Mas estou com duvida sobre o tensor. Parece que ele eh beem la no fundo olhando pela boca do violao. Me tira essa duvida. Valeu
vale a pena trocar um taylor t5 c por um martin 00015?
São violões com propostas um pouco diferentes. A escolha pelo T5 ou pelo 000-15 depende mais do tipo de som que você busca. O que eu posso assegurar é que o 000-15 é um excelente violão.
to afim de um 00015 se souber de aguem q. tenha um afim de uma troca me de um toque.
onde você comrpou?
Ola amigo quero comprar um martin-00015m voce sabe onde comprar?..
Não estou sabendo de nenhum à venda no momento. Abraço!
Cara, parabéns pelo site e pela sonzeira.
Conheci o som do martin 000-15M recentemente e, mesmo sem ainda ter tocado nele, me apaixonei.
Estou com muita vontade de compra-lo, mas, no Brasil, além de ser difícil encontrar, é mais caro.
Vc poderia indicar algum site/loja dos EUA que venda bons violões usados pra eu dar uma olhada?
O preço dele (novo) tá na media de 1250 dolares. Se eu encontrasse por 850 dolares seria ideal.
Desculpa a indescrição, mas vc pagou quanto no seu 000-15M?
Abraço.
Olá João Gabriel, tudo certo?
Obrigado pelos elogios. Fico feliz que minhas postagens sejam úteis de alguma forma.
Quanto ao 000-15, realmente é um violão difícil de ser encontrado no Brasil. Quando comprei o meu, um brother trouxe dos EUA, pois aqui eu não estava encontrando e queria muito esse modelo. Não me arrependi.
Dê uma olhada no site da Norman’s Rare Guitars, lá costuma ter excelentes instrumentos novos, usados e vintages. Se não tiver lá, compensa dar uma olhada no eBay também.
Você chegou a ouvir os sons que gravei com ele microfonado?
Abraço!
Boa tarde, você sabe me indicar como faço pra comprar esse violão?