Gibson Les Paul Special
Não há no mercado um número grande de modelos de guitarras equipadas com captadores P-90. Principalmente se compararmos aos inúmeros modelos com singles convencionais e humbuckers.
Na minha busca por uma guitarra com P-90, três modelos me interessam em maior intensidade, que são: Gibson Les Paul 56 reissue, Epiphone Casino e Gibson Les Paul Special.
Minha escolha pela Special foi simples. É uma guitarra pau-pra-toda-obra, simples, sem frescuras, bem construída e, pelo menos pra mim, muito bonita, com visual clássico. Além disso, seu timbre me dá a possibilidade de usa-la como guitarra única na banda Os Barcos. Com ela, eu tenho como cobrir os timbres de humbuckers e single coils da gravação do CD de uma maneira bastante satisfatória.
Este modelo surgiu lá pelos anos 50, se não me engano em 1955. Entrou e saiu da linha de produtos da Gibson diversas vezes ao longo destes quase 60 anos. Atualmente existem dois modelos em produção. A 1957 Reissue, e a Junior Special. A reedição é bacana, porém mais cara e bem difícil de se encontrar por aqui. A Junior Special não me agrada tanto por ter o braço sem binding (friso) e o acabamento Satin.
A minha é uma Special Guitar Center Exclusive, modelo fabricado para ser vendido exclusivamente nas lojas Guitar Center, nos EUA. Como diferenciais, ela possui binding na escala e acabamento glossy. A principal diferença para uma reedição 57 é a ponte, que no caso da RI é wraparound, enquanto esta segue o sustema stoptail/tune-o-matic.
Estou bastante satisfeito com esta guitarra. Já usei em dois shows dos Barcos, além de duas ou três apresentações do El Dorado Blues. Com overdrive e slide, plugada no Fender Deluxe Reverb, o timbre é impressionante!
Seguem aí uma foto e um video com ela. Nesta gravação, usei o Vox Night Train, no modo Bright, e o captador do braço da Special. Sem pedais. O tema é o final da música “Can’t You Hear me Knocking”, dos Rolling Stones.
Espero que curtam.
Valeu!
Eita GAS brava ! Lindona Fernando ! P-90 é matador mesmo ! Bem legal o video ! Parabéns pela aquisição !
Abração
Opa, valeu Crotti!
Abraço!
Oi Fernando, beleza? Existem 2 lados da sociedade brasileira: o lado que usa Gibson pra estender roupa e o lado que se mata pra comprar uma Gibson. Estou no momento me matando pra trazer uma Gibson special surrada da Suécia que um amigo vai me vender. Sou guitarrista católico e gosto de bases de rock potentes e solos com a sonoridade no estilo da música “Sem escalas” da banda “Cavalo Vapor”. Você acha que a Special é uma boa pedida pra mim? Um abraço!