Skip to content

Modificações: Como colocar captadores P90 fora de fase?

July 5, 2011

Quem frequenta esse blog já deve ter notado que meu gosto musical é bem blueseiro. Eu não toco necessariamente apenas blues, mas é um estilo musical, e mais que isso, uma forma de tocar guitarra bem marcante na minha vida.

Vários dos guitarristas que eu curto usam ou usaram um timbre bastante peculiar em suas guitarras, que é o fora de fase (out of phase). Dentre muitos, podemos destacar T-Bone Walker, B.B. King, Alex Schultz, Anrdreas Arlt, e Peter Green, talvez o mais referenciado quando se fala em out of phase tone.

Esse som, que muitos falam que parece um pato, é obtido com a inversão de fase de um dos captadores (logo, a guitarra tem que ter pelo menos 2 captadores para que seja possível realizar esta modificação). A inversão pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com a inversão de direção do ímã de um dos captadores. A segunda é invertendo o hot/ground de um dos captadores.

Existem pros e contras para os dois métodos, claro. Na inversão magnética, não há como ter uma chave para alternar entre “em fase” e “fora de fase”. Só abrindo o captador e mudando a direção do ímã novamente. Já na modificação elétrica, há essa possibilidade, sendo que o mais convencional é usar um push pull para alternar entre os modos. Por outro lado, ao inverter o aterramento na mod elétrica, a carcaça do captador passa a não ter aterramento, logo ao toca-la com a mão é gerado um ruído.

Bom, eu resolvi fazer a mod magnética na minha Gibson Les Paul Special, que tem dois captadores P90. Por que? Porque P90 são fáceis de abrir, uma vez que não tem cover metálico soldado ao captador, e soam muito bem fora de fase! Para fazer a mod, é só abrir um dos captadores e girar horizontalmente os dois ímãs que ficam abaixo da bobina. Simples e rápido.

No video abaixo fiz uma comparação entre o timbre em fase e fora de fase, além de no final demonstrar como a modificação é feita.

Enjoy it!

Advertisements
One Comment leave one →
  1. February 8, 2015 6:38 am

    Do you want to copy articles from other blogs rewrite them in seconds and post on your blog or use for contextual
    backlinks? You can save a lot of writing work, just type
    in gogle:
    rheumale’s rewriter

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: