Skip to content

Campanha: Troque um pedal de efeito por um afinador!

May 9, 2012

Com o aumento do volume de informações e também o crescimento do número de empresas fabricantes de pedais de efeitos, tem sido cada vez mais frequente encontrarmos grandes pedalboards, cheios de pedais no setup de guitarristas.

Até aí tudo bem, é ótimo ver músicos investirem no seu som, criar novas formas de utilização de efeitos, várias etapas de saturação, e por aí vai. É wah-wah, chorus, tremolo, octaver, phaser, delay 1, delay 2, delay 3, overdrive, distortion, mil e um tipos de boosters, é tanto pedal que algumas vezes nem cabe no board.

Mas o grande problema que tenho verificado nesses belos sets de pedais é a falta de um acessório básico e de suma importância: o afinador. Muitos guitarristas estão esquecendo que tocar afinado é muito mais importante do que ter um bom timbre ou encher o som de efeitos ou firulas. E eu tenho visto isso com uma frequência espantosa, seja nos shows ao vivo que assisto semanalmente, seja em videos no youtube. Fico muitas vezes com vergonha alheia pelo que ouço em certos shows. É constrangedor.

Obviamente não é necessário ter um afinador no board para tocar afinado. Mas é muito mais prático, e por que não dizer profissional, afinar seu instrumento silenciosamente, sem forçar o público a ouvir aquelas notas chocando umas com as outras enquanto não entram em afinação. Além disso, numa banda com mais de um instrumento, é necessário que todos estejam na mesma afinação. Logo, o afinador eletrônico passa a ser uma peça fundamental para que uma banda soe legal, sem maltratar o público.

No mercado existem dezenas de opções de afinadores. É possível para qualquer guitarrista comprar um afinador, pois são encontrados em diversas faixas de preço, dos mais baratos aos mais caros. E eu pego no pé principalmente daquele cara que gasta uma grana considerável pra montar seu set de pedais cheio de efeitos bacanas, mas tem dó de investir num afinador.

Eu sempre recomendo um afinador em formato de pedal, se você tem banda. Ele é mais prático e mais adequado para afinar e corrigir a afinação durante os shows. Mas além deles, temos ainda à disposição os tradicionais, que podem estar presentes no board, e receber o sinal via um A/B Box. E ainda há os de clip, para serem usados no headstock. Porém não acho este modelo adequado para shows ao vivo, pois em locais de muito barulho ele não fornece uma leitura rápida e estável. Deixo este modelo para ser usado em casa, ou em situações mais “controladas”. Enfim, independente da marca e modelo, todos eles funcionam, com maior ou menor eficiência.

É claro que existem outros fatores que interferem na estabilidade da afinação do instrumento. Ter sua guitarra sempre regulada e com a manutenção em dia é fundamental para isto. E, também, a forma de se colocar as cordas nas tarraxas influencia a estabilidade da afinação. Mas sobre isto tratarei numa outra ocasião.

Bom, é isso. Ouvir uma guitarra desafinada num show é horrível, e muito constrangedor para o guitarrista. Por isso, lanço o desafio:

Troque um pedal de efeito por um afinador! E se você já tem, use-o!

Sua música e seu público agradecem!

Abraços!

Advertisements
7 Comments leave one →
  1. May 10, 2012 6:41 pm

    boa…

  2. Diego permalink
    June 11, 2012 7:36 am

    Olá Fernando, bom tópico, eu queria saber se é normal a luz do deluxe reverb se apagar
    com ele em standby? Eu vi q vc tb tem um e queria tirar a dúvida, valeu..
    obrigado
    Diego Pinheiro

    • Fernando permalink*
      June 12, 2012 11:19 am

      Não é normal não, Diego. A luz só deve se apagar quando desligar a chave “POWER”

  3. Valdir Martins da Silva permalink
    June 27, 2012 3:14 pm

    VALDIR

    Olá Fernando, gosto muito do seu Blog, cara você faz exatamente o tipo de som que eu curto e adoro, as musicas as guitarras e os equipamentos que você gosta, tudo isso eu vejo como minha praia, cara tu podes se considerar um cara feliz e realizado, porque tu tens os melhores instrumentos e os melhores equipamentos, sem dizer que tu tocas muito, até porque, nada disso, digo: todos seus equipamentos, não teriam nenhum sentido na mão de um cara que não manjasse de musica e de equipamento como você.
    Eu gostaria muito de aprender tocar assim, tenho uma guitarra semi-acústica Guild, captadores D`Armond, e um Cubo Roland RX 20. Esse captador tem um som bem doce e aveludado, porem gostaria de aprender blues e rock tipo Creedence, mas aqui na minha cidade não tem guitarrista para estudo, é que eu moro em Tangará da Serra – MT, uns 250km de Cuiabá, mas próximo de Cáceres, que fica perto da divisa com a Bolívia.
    Fernando gostaria muito que você me desse algumas dicas e me ajudasse a realizar este meu sonho, sei que nunca vou conseguir tocar assim como você mas se eu aprendesse a metade do que você já toca, cara, pra mim eu já seria um cara realizado!

    Cara um grande abraço e continue ai, postando seus trabalhos para nos curtir e se encantar.

    Obrigado!

    Valdir Martins.

    • Fernando permalink*
      September 11, 2012 2:16 am

      Olá Valdir!
      Primeiramente, muito obrigado pelas palavras. Fico muito feliz em saber que você aprecia meu trabalho.
      E sim, eu posso tentar te ajudar com o que eu puder. Não sei exatamente como, mas me diga o que você está pensando e precisando de dicas, e vamos trocando idéias.
      Abraço!

  4. Daniel permalink
    August 3, 2012 2:17 pm

    boa tarde fernando, uma vez eu li em algum lugar que o pedal afinador interfere bastante no sinal da guitarra, mesmo estando em stand by… Hoje eu tenho um pequeno set ligado da seguinte forma: Guitarra–> Xotic BB Preamp–> Amplificador –> SEND-> MXR Black Label Chorus –> MXR Carbon Copy –> RETURN. Gostaria de saber se o pedal Alpha Tuner da Landscape irá interferir de algum modo no meu timbre quando ele estiver em by pass. Obrigado

    • Fernando permalink*
      September 11, 2012 2:23 am

      Daniel, o afinador, assim como outros pedais, pode interferir sim no sinal da guitarra. Excluo aí os que são true bypass, claro. Alguns pedais interferem mais, outros menos. Depende da qualidade do pedal, do modo de construção, da qualidade do buffer.
      Eu uso um Boss TU-2 há muitos anos e não tenho perda de sinal perceptível. Nunca medi eletronicamente, mas no ouvido não há perda.
      O afinador que você tem (landscape) eu nunca usei, não sei se vai causar perda significativa. Seria interessante poder testa-lo antes da compra.
      Outra coisa: use bons cabos. E mais fácil haver perda de sinal causada por cabos de baixa qualidade do que pelos pedais.
      E por último: na minha opinião, é melhor perder um pouco do timbre (e compensar na equalização do amp) do que tocar desafinado!
      Abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: