Skip to content

Uma outra Les Paul…

January 11, 2013

img1733lbAo longo destes últimos anos, passaram por aqui algumas guitarras modelo Les Paul. Todas elas deixaram alguma saudade, pois não há como não curtir uma Les Paul. Elas estão totalmente associadas ao rock e ao blues. Jimmy Page, Slash, Joe Perry, Duane Allman, Dickey Betts, Eric Clapton, Peter Green, Neil Young, Muddy Waters, Hubert Sumlin, Joe Bonamassa, e tantos outros guitarristas usaram e/ou usam esse modelo.

Enfim, desde que minha R7 foi embora estou com esta Les Paul Standard do post de hoje. É um modelo de 2008, que tem alguns features bem interessantes. Primeiramente, o corpo chambered, que deixa a guitarra com um peso bem mais confortável, em torno de 4,0 kg. No timbre não é possível perceber diferença significativa de outra de corpo sólido ou com weight relief holes. Pelo menos eu não fui capaz de perceber. Outra característica bacana está no hardware. As tarraxas são Grover com trava, a ponte e tailpiece são Tonepros, e o jack é Neutrik, com trava.

O timbre desta guitarra me impressionou muito. Das que eu já tive, é a que eu mais curti o som. Ela está equipada com os captadores Gibson Burstbucker 1 e 2, os mesmo que vem nas Historics. Particularmente, acho esses captadores perfeitos para Les Paul. Tive eles na minha antiga Standard ’98 e na R7. Soam com clareza, definição e corpo, sem agudos muito pronunciados. Os originais dela são os Burstbucker Pro, que não me agradam tanto. Além disso, esta guitarra ainda tem potenciômetros CTS 500k e capacitores Paper-in-Oil. Ou seja, a parte elétrica está irretocável, para o meu gosto.

Esta semana ela vai para um outro lar. Mas o lado bom disso é que está indo para as mãos de um grande amigo, Guto Galindo. Nos conhecemos desde 1997 e desde então tocamos juntos em duas bandas e compartilhamos muitos gostos musicais e preferências guitarrísticas. Ele está recebendo uma guitarra excelente, com tudo que uma boa Les Paul pode oferecer. Fico muito feliz com isso.

Para não perder o costume, fiz uma gravação com ela. Usando o Ceriatone 18, cheguei a um timbre bem clássico para rock/blues rock. A guitarra foi plugada diretamente no amp regulado com o volume do canal no 9 e o Master Volume no 2. Microfonei com o Sennheiser e-609.

É isso. Espero que curtam a gravação. E, Guto, seja feliz com essa bela guitarra!

Advertisements
6 Comments leave one →
  1. mauricio permalink
    January 11, 2013 12:45 pm

    Fera demais! Eu tinha uma Les Paul Faded Brown 2010 com burstbucker pro e achava ótima. A madeira respira legal e o som vem bem orgânico.

  2. Adilson permalink
    February 14, 2013 12:34 pm

    Oi Fernando, mandou bem no Blues como sempre. Também são fã das Les Paul e a respeito disso gostaria de fazer mais uma consulta: surgiu uma boa oportunidade (preço) de comprar uma Gibson Les Paul Studio Tribute 60 de um amigo. O que você acha do modelo? Fiquei meio assim com os captadores P90. Antecipadamente agradeço. Abração. ps: você tem Facebook?

    • Fernando permalink*
      February 14, 2013 1:06 pm

      Fala Adilson. Obrigado pela visita!
      Quanto à tribute, eu acho uma boa guitarra. Particularmente, gosto bastante de P90, e nas tributes eu acho que vão muito bem. Tem punch, e ao mesmo tempo soam mais claros que humbuckers. Ou seja, são uma opção extra, não necessariamente substituem humbuckers.
      Eu tenho facebook sim, dá uma olhada na aba “about” daqui do site que tem o link direto pro meu perfil.
      Abraço!

  3. Adilson permalink
    February 14, 2013 5:26 pm

    Obrigado novamente Fernando. Te adicionei no Face. Abração.

  4. Leandro permalink
    March 11, 2013 9:36 am

    Fernando, muito bacana seu site. Gosto muito dos seus videos e do estilo de som que você toca. Tenho um dúvida que acho que você poderá me ajudar. Sempre tive guitarras stratos e teles, mas estou querendo comprar minha primeira les paul. Nesse último post você fez referência aos Gibson Burstbucker 1 e 2 como sendo seus captadores preferidos para esse tipo de guitarra. Também vi que você já teve les paul com os 57 Classic. Então, você pode me dizer as diferenças de timbre entre eles e o motivo da preferência por aqueles? OS 57 Classic ficam melhores em semi, tipo a ES-335?
    Grande abraço e parabéns pelo blog.

  5. May 25, 2015 6:19 am

    I noticed your site’s ranking in google’s search results is very low.
    You are loosing a lot of traffic. You need hi Page
    Rank backlinks to rank in top 10. I know – buying them is too expensive.
    It’s better to own them. I know how to do that, just google it:

    Polswor’s Backlinks Source

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: